28 de março de 2009

Acabei de receber esse texto por e-mail que achei muito interessante!


O ENTERRO DO EU NÃO CONSIGO


Esta história foi contada por Chick Moorman, e aconteceu numa escola primária do estado de Michigan, Estados Unidos.Ele era supervisor e incentivador dos treinamentos que ali eram realizados e um dia viveu uma experiência muito instrutiva, conforme ele mesmo narrou: Tomei um lugar vazio no fundo da sala e assisti. Todos os alunos estavam trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com idéias e pensamentos.Uma aluna de dez anos, mais próxima de mim,estava enchendo a folha de "não consigo". "Não consigo chutar a bola de futebol além da segunda base." "Não consigo fazer divisões longas com mais de três números." "Não consigo fazer com que a Debbie goste de mim." Caminhei pela sala e notei que todos estavam escrevendo o que não conseguiam fazer."Não consigo fazer dez flexões." "Não consigo comer um biscoito só."A esta altura, a atividade despertara minha curiosidade, e decidi verificar com a professora o que estava acontecendo e percebi que ela também estava ocupada escrevendo uma lista de "não consigo".Frustrado em meus esforços em determinar porque os alunos estavam trabalhando com negativas, em vez de escrever frases positivas, voltei para o meu lugar e continuei minhas observações.Os estudantes escreveram por mais dez minutos. A maioria encheu sua página.Alguns começaram outra. Depois de algum tempo os alunos foram instruídos a dobrar as folhas ao meio e colocá-las numa caixa de sapatos, vazia, que estava sobre a mesa da professora.Quando todos os alunos haviam colocado as folhas na caixa, Donna acrescentou as suas, tampou a caixa, colocou-a embaixo do braço e saiu pela porta do corredor. Os alunos a seguiram. E eu segui os alunos.Logo à frente a professora entrou na sala do zelador e saiu com uma pá. Depois seguiu para o pátio da escola, conduzindo os alunos até o canto mais distante do playground. Ali começaram a cavar. Iam enterrar seus "NÃO CONSIGO"!
Quando a escavação terminou, a caixa de "não consigo" foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra. Trinta e uma crianças de dez e onze anos permaneceram de pé, em torno da sepultura recém cavada.Donna então proferiu louvores."Amigos, estamos hoje aqui reunidos para honrar a memória do 'NÃO CONSIGO'. Enquanto esteve conosco aqui na Terra, ele tocou as vidas de todos nós, de alguns mais do que de outros. Seu nome, infelizmente, foi mencionado em cada instituição pública - escolas, prefeituras, assembléias legislativas e até mesmo na casa branca.Providenciamos um local para o seu descanso final e uma lápide que contém seu epitáfio. Ele vive na memória de seus irmãos e irmãs 'EU CONSIGO','EU VOU' e 'EU VOU IMEDIATAMENTE'.Que 'não consigo' possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência. Amém."


Desconheço o autor

3 comentários:

  1. que demais, isto tambem me ensinou.

    ResponderExcluir
  2. Irei reunir minha turma de Lic. em Pedagogia e realizar um Funeral nesse formato, apenas peço que torça por mim, para que nem um deles queiram exumar o "EU NÃO CONSIGO". ou RESSUSCITAR

    ResponderExcluir
  3. Que perfeita história!!!!!
    Vou fazer amanhã na minha escola!
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir